Não podemos ficar indiferentes…
No atual contexto, importa que se tome uma atitude perante aquilo que se está a passar na Ucrânia, um país soberano, independente e democrático, que se viu completamente desrespeitado por um líder político autocrático, que menosprezou a atitude de um verdadeiro líder político (Volodymyr Zelensky) o qual tem sido capaz de galvanizar todo um povo a acreditar que vale a pena lutar e dar a vida pela democracia, justiça, verdade e liberdade. Por outro lado, este ataque da Rússia à Ucrânia veio demonstrar que os países ocidentais e democráticos continuam fiéis à defesa dos valores democráticos que continuam a ser o maior baluarte dos direitos humanos.
Se ficarmos indiferentes às atrocidades que estão a acontecer, neste momento, na Ucrânia, podemos caminhar rapidamente para a destruição da europa que aprendemos a amar e que tantos ajudaram a construir! Importa mostrar às nossas crianças e jovens que os valores democráticos estão em causa! Importa reagirmos e manifestarmo-nos contra a decisão de um líder político que revela desrespeito pelos direitos humanos e pelo direito à autodeterminação de um povo, fundamentando a sua decisão na “história” que decidiu reescrever, de acordo com os seus interesses.
Provavelmente, todos iremos sofrer as consequências da nossa solidariedade com o povo ucraniano, mas esta é uma guerra que também é nossa e pela qual temos de “lutar”! Os princípios e os valores europeus da democracia, igualdade, justiça e liberdade que tanto incomodam os líderes autocráticos, têm de ser defendidos. A indiferença é o melhor caminho para o abismo…
Deste modo, desafiamos toda a comunidade educativa a fazer uma homenagem ao povo ucraniano que, neste momento, se encontra a sofrer os horrores de uma guerra que não quiseram, mas da qual, corajosamente, não fugiram!
Assim, hoje, dia 3 de março de 2022 (Quinta-feira), pelas 12 horas, no recinto escolar das três escolas do agrupamento, os alunos, educadores, professores e funcionários, estão convidados a demonstrarem a sua solidariedade com o povo ucraniano, formando a frase: TODOS PELA UCRÂNIA E PELA “PAZ” “PEACE” “МИР” “PAX », enquanto se faz 1 minuto de silêncio.
A comunidade ucraniana residente em Vila Nova de Foz Côa também estará presente nesta homenagem, bem como os representantes dos encarregados de educação e representantes das principais instituições do concelho de Vila Nova de Foz Côa.
O Diretor do Agrupamento,
Albino Pinto